ANEXO 36
Competências prioritárias para a
formação de professores
Paulo
Gileno Cysneiros
Refencial de Competências
Por questões práticas, Perrenoud
(2000, 2001b) postula dez domínios de competências prioritárias para a formação
de professores de nível fundamental e médio. Cada um dos dez domínios é
desdobrado em quatro ou cinco competências de segundo nível, perfazendo 44 no
total. Outros desdobramentos seriam possíveis, porém ao preço de perda da
facilidade de utilização do referencial em situações concretas.
Neste trabalho organizamos os dez
domínios de competências em quatro categorias:
I - Quatro domínios referem-se especificamente ao ENSINO,
aos problemas perenes de qualquer didática:
1. Organizar e
dirigir situações de aprendizagem (cerne
do ofício do professor) - Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua
tradução em objetivos de aprendizagem. - Trabalhar a partir das representações
dos aprendizes - Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem -
Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas - Envolver os alunos
em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
2. Administrar
a progressão das aprendizagens (visão
longitudinal do todo) - Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao
nível e possibilidades dos aprendizes - Adquirir uma visão longitudinal dos
objetivos do ensino - Estabelecer laços com as teorias subjacentes às
atividades de aprendizagem - Observar e avaliar os aprendizes em situações de
aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa - Fazer balanços periódicos
de competências e tomar decisões de progressão rumando em direção a ciclos de
aprendizagem.
3. Conceber e
fazer evoluir dispositivos de diferenciação (evitar as mesmas lições e exercícios para todos, pois a
diversidade de aprendizes é a norma) -
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma - Abrir, ampliar a gestão
de classe para um espaço mais amplo - Fornecer apoio integrado e trabalhar com
aprendizes portadores de grandes dificuldades - Desenvolver a cooperação entre
os alunos e formas simples de ensino mútuo.
4. Envolver os alunos em suas
aprendizagens e em seu trabalho (motivação)
- Despertar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido
do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação - Instituir um
conselho de alunos e negociar tipos de regras e de contratos - Oferecer
atividades opcionais de formação - Favorecer a definição de um projeto pessoal
do aprendiz
II - Três domínios focalizam a ATIVIDADE DO PROFESSOR NA ESCOLA como instituição:
5. Trabalhar em
equipe (cooperar com colegas, especialistas,
administradores) - Elaborar um projeto em equipe e representações comuns -
Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões - Formar e renovar uma equipe
pedagógica - Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e
problemas profissionais - Administrar crises e conflitos interpessoais
6. Participar
da administração da escola (não ficar
apenas na sala de aula) - Elaborar e negociar um projeto de instituição -
Administrar os recursos da escola - Coordenar e dirigir uma escola com todos os
seus parceiros - Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação
dos alunos - Trabalhar em ciclos de aprendizagem.
7. Informar e envolver os
pais (em relacionamentos de parceria) - Dirigir
reuniões de informação e de debate - Fazer entrevistas, ouvir e compreender,
negociar - Envolver os pais na construção de saberes, sem temores ou
subterfúgios, considerando-os como parceiros
III - Dois domínios são relativos ao próprio EDUCADOR:
8.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão - Prevenir a violência na escola e fora dela - Lutar contra
preconceitos e discriminações sexuais, étnicas e sociais - participar da
criação de regras comuns referentes à disciplina na escola, às sanções e à
apreciação da conduta - Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a
comunicação em aula - Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade
e o sentimento de justiça.
9. Administrar sua própria formação contínua - Saber explicitar as próprias práticas - Estabelecer seu próprio
balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua - Negociar
um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede) -
Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino (fundamental ou médio)
ou do sistema educativo local, regional e nacional - Acolher a formação dos
colegas e participar dela - Ser agente do sistema de formação contínua.
IV - Um último domínio abrange as categorias anteriores.
10. Utilizar Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Aqui Perrenoud destaca quatro
competências de segundo nível:
- Utilizar editores de texto
- Explorar a potencialidade didática
de aplicativos
- Comunicar-se à distância por meio da
telemática
- Utilizar ferramentas multimídia no
ensino.
Como esta última família de competências trata de uma área
em mutação, com o constante surgimento de novas ferramentas e sobre as quais
muita coisa rica (e outras questionáveis) têm sido escritas, consideramos que
merece revisão dentro do próprio modelo. O capítulo que trata deste tema foi
escrito em abril de 1998, quando as novas tecnologias da informação não tinham
a maturidade que têm hoje.
(fragmento de Competências para ensinar com novas
tecnologias, Paulo
Gileno Cysneiro,
disponível em http://www.uniead.com.br/seminario2/competencias.pdf)
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