Espaço de aprendizagem virtual, que tem como objetivo integrar e aproximar, destinado aos educadores do Projovem Urbano de Foz do Iguaçu edição 2013. A reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog só é permitida perante a devida identificação da fonte. Abraços, Claudia Chagas

terça-feira, 8 de outubro de 2013
13ª postagem - Palnejamento de Ciências Humanas - Unidade Formativa I
PLANEJAMENTO
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS
CAPÍTULOS: 1 e 3
OBJETIVOS:
* Compreender sua identidade e identificar as diferentes juventudes.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
Capitulo 1 – Quem sou Eu? Quem somos nós?
Leitura e explanação do conteúdo ressaltando a importância de “se conhecer” enquanto pessoa.
* Análise de documentos pessoais ( ressaltar a importância que tem os documentos para o cidadão);
* Responder as atividades do livro do aluno;
* Xerocar uma certidão de nascimento e/ou casamento, o RG e apresentar as informações contidas (nome dos pais, avós, sobrenomes, etc);
* Registro de sua história ( linha do tempo).
Adaptações para a aluna com deficiência visual: Todo o material deverá ser ampliado em fonte 26 Arial.
-Preparar um caderno com pautas ampliadas.
Capitulo 3 – Juventude ou Juventudes?
* Vídeo mostrando a mocidade ( fazer comentários sobre como ele se vê dentro do assunto, aproveitar o máximo durante a conversação, pedir para cada um expor sua ideia);
O professor da disciplina ou do AEE terá que fazer a autodescrição do vídeo.
* Leitura e resolução das atividades do livro do aluno;
* Leitura e interpretação da música Tribos.
Ampliação das atividades e do livro.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita diariamente através das atividades realizadas e das participações durante as aulas.
CAPÍTULOS: 2 e 5
OBJETIVOS:
* Identificar o que pensam os jovens do seu grupo
* Compreender o significado da geografia para a formação do cidadão
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
Capitulo 2 – O que é ser jovem para você? E para seu grupo?
* Leitura e explanação do conteúdo, conversação e debates sobre as diferenças que devem ser respeitadas.
* Fazer uma retomada do vídeo trabalhado no modulo anterior
Ampliar leituras propostas.
Capitulo 5 – A geografia e os eu cotidiano.
* Leitura e resolução das atividades do livro do aluno;
* Trabalho com mapa do Brasil ( conversação sobre estados, capitais, regiões brasileiras, culturas, etc);
* Cartazes sobre as regiões brasileiras.
Ampliar o mapa e as atividades.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita diariamente através das atividades realizadas e das participações durante as aulas.
Por: ANGELA MARIA DINIZ KUHN
IRACY GRAFFUNDER
MARIA ELISABETE DINIZ DA COSTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário