terça-feira, 8 de outubro de 2013

13ª postagem - Palnejamento de Ciências Humanas - Unidade Formativa I



                                           PLANEJAMENTO

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS

CAPÍTULOS: 1 e 3


OBJETIVOS:
* Compreender sua identidade e identificar as diferentes juventudes.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

Capitulo 1 – Quem sou Eu? Quem somos nós?
Leitura e explanação do conteúdo ressaltando a importância de “se conhecer” enquanto pessoa.
* Análise de documentos pessoais ( ressaltar a importância que tem os documentos para o cidadão);
* Responder as atividades do livro do aluno;
* Xerocar uma certidão de nascimento e/ou casamento, o RG e apresentar as informações contidas (nome dos pais, avós, sobrenomes, etc);
* Registro de sua história ( linha do tempo).
Adaptações para a aluna com deficiência visual: Todo o material deverá ser ampliado em fonte 26 Arial.
-Preparar um caderno com pautas ampliadas.

Capitulo 3 – Juventude ou Juventudes?
* Vídeo mostrando a mocidade ( fazer comentários sobre como ele se vê dentro do assunto, aproveitar o máximo durante a conversação, pedir para cada um expor sua ideia);
O professor da disciplina ou do AEE terá que fazer a autodescrição do vídeo.

* Leitura e resolução das atividades do livro do aluno;
* Leitura e interpretação da música Tribos.
Ampliação das atividades e do livro.


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita diariamente através das atividades realizadas e das participações durante as aulas.











CAPÍTULOS: 2 e 5


OBJETIVOS:
* Identificar o que pensam os jovens do seu grupo
* Compreender o significado da geografia para a formação do cidadão


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

Capitulo 2 – O que é ser jovem para você? E para seu grupo?

* Leitura e explanação do conteúdo, conversação e debates sobre as diferenças que devem ser respeitadas.
* Fazer uma retomada do vídeo trabalhado no modulo anterior
Ampliar leituras propostas.

Capitulo 5 – A geografia e os eu cotidiano.

* Leitura e resolução das atividades do livro do aluno;
* Trabalho com mapa do Brasil ( conversação sobre estados, capitais, regiões brasileiras, culturas, etc);
* Cartazes sobre as regiões brasileiras.
Ampliar o mapa e as atividades.


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita diariamente através das atividades realizadas e das participações durante as aulas.

Por: ANGELA MARIA DINIZ KUHN
IRACY GRAFFUNDER
MARIA ELISABETE DINIZ DA COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário