sexta-feira, 25 de outubro de 2013

20ª Postagem Planejamento de Participação Cidadã

Planejamento – Componente curricular – Participação Cidadã – Unidade Formativa I

Capítulos 1 e 2.

Objetivos: Reconhecer-se como indivíduo importante para a comunidade percebendo as semelhanças e diferenças entre a sua cultura e as demais.

Encaminhamento metodológico
1º dia (semana de 23 a 30 de outubro)
Apresentação individual para o grupo – a professora se apresenta.
Apresentação do grupo – através de uma dinâmica interativa de apresentação.
Dinâmica do telefone sem fio.

Costura pedagógica – depois da apresentação de todos e de uma conversa sobre o que é cultura e como estas surgem na sociedade, faremos uma atividade onde o aluno irá registrar em uma folha de papel sulfite quem é ele. (Nome, o que gosta, o que não gosta, seus sonhos, qualidades, defeitos, esporte favorito, em que acredita, em que não acredita, tipo de música, o que gosta e fazer nos momentos de lazer, etc)
Entrega de uma lembrança de incentivo (mensagem motivacional com bala ou bombom).


2º dia (semana de 30 a 6 de novembro)
Introdução da Unidade temática – Cultura e convivência e Identidade Cultural.
Vídeo sobre a diversidade cultural existente em nosso país.
Responder em forma de um pequeno texto o que entendeu sobre a relação entre convivência e cultura.
Depois irão formar grupos de três para fazer uma lista de coisas que o grupo gosta. Demonstrando assim, como a cultura de um povo é construída e que ela está sempre em mudanças.


Capítulo 3
Objetivos: Identificar os diferentes tipos de culturas existentes em nosso país, compreendendo que fazemos parte de várias culturas.


Encaminhamento metodológico
1º dia (semana de 06 a 13 de novembro)
Apresentação de um vídeo sobre a diversidade cultural brasileira.
Apresentar um texto informativo sobre a formação da população brasileira(índios, brancos, negros, imigrantes, etc) e fazer um debate sobre o assunto.
Elaborar algumas questões referente ao que foi estudado e visto no vídeo para os alunos responderem. Fazer um levantamento da diversidade cultural que caracteriza a composição do lugar em que mora, para que na próxima aula possamos elaborar o mapa cultural da turma.


2º dia (semana de 13 a 20 de novembro)
Introdução da Unidade temática – Diversidade Cultural.
Leitura do texto e execução da atividade proposta (mapa cultural da turma).


Professoras: Rafaela e Shirlei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário