sexta-feira, 18 de outubro de 2013

18ª Postagem: Planejamento Componente Curricular Ciências da Natureza

                          PLANEJAMENTO – COMPONENTE CURRICULAR: Ciências da Natureza
Capítulos: 1 e 2


OBJETIVOS:

* Introduzir o estudo das transformações químicas por meio da abordagem dos alimentos como tema da discussão.
* Compreender como o alimento é fonte de nutrientes e energia para o nosso corpo.



ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:


Aula 1: Capitulo 1 - O alimento nosso de cada dia...
* Iniciar a aula discutindo a importância da alimentação para a manutenção da vida. Considerando o saber que os alunos têm sobre um determinado alimento, a partir de um estudo de caso sobre o pão. Partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre a composição e a produção do pão, introduzir os conceitos, de forma problematizadora, com o objetivo de levar os alunos a reconhecerem as transformações químicas, com base em suas evidências. Em seguida, o capitulo estudado remete para a realização de uma atividade prática, (fazer o pão) culminando com o estudo das evidências das transformações químicas. Na segunda parte do tópico, estudaremos um tipo de transformação química, que é a fermentação. Nessa parte, encontraremos elementos que podem levar os alunos a compreender alguns procedimentos voltados para os processos de classificação.
* Passar o vídeo - A fermentação e a produção de pão http://www.youtube.com/watch?v=176Tu9jWIgI


Aula 2: Capitulo 2 - Somos aquilo que comemos: da boca às células.
* Fazer a explanação do conteúdo dando elementos para que o jovem perceba que os alimentos são fontes de matéria e energia para os seres vivos. Na primeira parte, abordar os diferentes tipos de nutrientes dos alimentos: carboidratos, proteínas e lipídios. Na segunda, enfatizar que os nutrientes são fontes de elementos químicos para a própria constituição de nosso corpo. Assim, partindo do alimento como fonte de nutrientes, podemos perceber que, no final do processo, é tanto fonte de matéria como de energia para a própria sobrevivência dos seres vivos. A metodologia escolhida, mais uma vez, parte de um caso-problema para depois se ampliar por meio de comparações com outros tipos de alimentos.


Avaliação:

Avaliar o crescimento do aluno, sua capacidade investigativa, se ele entendeu o por que de todos os experimentos estarem sendo feitos.

Capítulos: 3 e 4



OBJETIVOS:

* Identificar os nutrientes, micronutrientes e a quantidade de energia que obtemos em nossa alimentação.
* Compreender transformações químicas que deterioram os alimentos e conhecer processos para a sua conservação.


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:


Aula 3: Capitulo 3 – Arroz e feijão: refeição completa? E as vitaminas?

* Continuando o estudo sobre os alimentos, este tópico parte da alimentação do povo brasileiro e focaliza os tipos de nutrientes. É o momento de levar o aluno a desenvolver a interpretação de tabelas. Destacar que uma refeição equilibrada teria os diferentes tipos de nutrientes, vitaminas (micronutrientes) e sais minerais. Fazer variações, por exemplo, testar um suco que foi guardado na geladeira e comparar com um que não foi. Testar o suco de uma laranja recém-descascada e outro depois de certo tempo de cortada.
* Mostrar a Revista Química Nova na Escola onde há um experimento detalhado sobre a determinação de vitamina C. A revista está disponível on-line, no site: http://sbqensino.foco.fae..ufmg.br/qnesc_02


Aula 4: Capitulo 4 – Os alimentos atravessam o mundo: a necessidade da conservação dos alimentos

* O tópico é estruturado de modo que se inicia pela análise de um processo que envolve o amadurecimento e apodrecimento de uma fruta, ou seja, mais uma vez vamos enfocar uma transformação química. Objetiva-se que os jovens passem a ser observadores atentos, sempre comparando um processo em dois momentos. Em seguida, chamar a atenção para fatores que vão influenciar a velocidade de reações químicas que ocorrem nos alimentos. Destacar a temperatura, as reações com o oxigênio, entre outros fatores. O segundo passo está voltado para o estudo dos processos de conservação de alimentos de modo a destacar processos milenares, processos atuais e a questão dos aditivos de alimentos.
* Passar atividades do livro Cotidiano e educação em química, de Mansur Lutfi, que apresenta muitas sugestões de atividades práticas voltadas para a conservação de alimentos

Por: Daniela Vargas e Cleia  Regina

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