terça-feira, 8 de outubro de 2013

12ª postagem Planejamento de Qualificação Profissional Unidade Formativa I

* Apresentação espontânea da turma. Cada aluno fala o que acha relevante para a turma inclusive a professora.
* Demonstrar várias imagens com trabalhos grafitados e também pichações.
* Estimular o educando a observar com muita atenção os elementos que compõem os trabalhos.
* Observar a foto do painel feito por grafiteiros (página 301) e as formas de expressões observadas nas imagens.
* Iniciar o debate com as seguintes questões:
Qual foi a intenção do artista ao compor esta cena?
O que o menino malabarista representa?
Qual a relação das palavras com a imagem?
A cerca branca, o muro tem algum significado? Qual?
* Fazer o registro coletivo da atividade da página 302.
* Dividir os alunos em grupos para lerem e discutirem, comparando o pichador e o grafiteiro (textos complementares).
* Cada grupo fará suas colocações e a professora anotará no quadro as argumentações.
* Com base na leitura, debate e registros expostos no quadro o aluno registrara sua opinião.
* Ouvir a música ‘’Guerreiro menino, ’’ em um segundo momento acompanhar a letra registrada na apostila.
* Desenvolver troca de ideias a respeito da música.
* Em pequenos pedaços de papel, o aluno deve registrar o que o trabalho significa para ele.
* Montar um cartaz com as opiniões. Fazer a leitura coletiva do cartaz.
* Leitura da apostila. Para iniciar a leitura perguntar:
Será que todo jovem pensa como vocês a respeito do trabalho?
Fazer a leitura do texto página 303. ( Possibilitar que os alunos leiam para a turma de maneira espontânea)
* Registrar algumas comparações no quadro página 305.
* Passar vídeo com depoimentos dos alunos do projovem
* Conversar a respeito das expectativas contra o projovem.
Pop
O guia de estudos nos indica que o pop esta diretamente ligado a este tema, vamos aproveitar para fazer o registro da ficha 1.

Planejamento para duas semanas:

O trabalho como técnica
Como fazer:
* Fazer a dramatização das historinhas (tirinha).
* Dividir a turma em dois grupos, eles representam e finalizam a historinha.
* Fazer a leitura do texto página 307.
* Conversar com os alunos qual a diferença entre técnica e saber fazer?
Fazer os registros no quadro.
* Fazer a leitura para a turma do texto “Técnica, Tecnologia e Ciência.” Material de apoio do professor.
* Interpretação oral do texto.
* Em duplas ou trios fazer os exercícios página 308-309.
* Fazer a dinâmica do desenho. (Distribuí-se folhas de papel com algumas linhas, que possam vir a dificultar o trabalho do aluno, que consiste em desenhar o seu bairro, com ruas, avenidas, comércio, moradias, etc.)
* Objetivo: demonstrar os possíveis problemas encontrados no bairro, quais as alternativas para solucionar esses problema.

Trabalho de pesquisa
* Leitura do texto critérios realização e entrevista.
* Interpretação oral do texto.
* Dividir a turma em grupos.
* Identificar o organizador do trabalho de cada grupo (líder).
* Recolher os nomes.
* Distribuir as folhas para elaborarem o questionário.
* Recolher para correção e digitação.
Segundo momento:
* Com a folha em mãos simular a entrevista.
* Determinar a data de entrega da pesquisa. (Próxima semana).
* Assistir um vídeo demonstrativo da abordagem do entrevistador.
* Preparar um grande cartaz para colocar os dados.
* Distribuir as tabelas para que cada aluno preencha com os dados pesquisados.
* Fazer a análise dos dados.
Qual profissão com mais profissionais?
Existe profissão em que só os homens trabalham ou só as mulheres?
Qual tipo de comercio ou serviço que a comunidade sente necessidade?
Colar a tabela no caderno e registrar os questionamentos e soluções.
Pop
Registro ficha 2

Por: Valdenora

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