PLANEJAMENTO – COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CAPÍTULOS: 1 e 9.
Objetivos:
* Identificar as relações e influências da matemática nas artes e das artes na matemática.
* Compreender a importância da padronização dos sistemas de medidas.
Encaminhamento metodológico:
1º dia:
*
Trazer amostra de peças do artesanato local e questionar: Qual a
relação das peças coma matemática? Que figuras geométricas podemos
identificar?
* Apresentar figuras geométricas e pedir que os alunos identifiquem em uma das peças.
* Situação - problema 1: Pedir aos alunos que observem o espaço da sala e localizem formas geométricas existentes.
* Situação - problema 3: Com o uso de um espelho, explicar o que é simetria e propor atividade 1 e 2.
* Atividade extra: Criar desenho simétrico em malha quadriculada
2º dia:
* Vídeo explicativo sobre a história do metro (https://www.youtube.com/watch?v=1qBVv2_zqH8)
*
Situação - problema 22: Explicar os padrões de medidas e desafiar os
alunos, a utilizar para medir o perímetro da sala de aula.
* Desenvolver atividades 24 e 25.
Avaliação:
CAPÍTULOS: 2 e 3.
Objetivos:
* Compreender como outros povos se comunicavam numericamente.
*
Reconhecer as várias formas de representações e escritas numéricas e
compreender o valor posicional dos algarismos na escrita dos números.
Encaminhamento metodológico:
1º dia:
* Paródia: Egito antigo história “ideau” (https://www.youtube.com/watch?v=GzbtEGho21Y)
* Explicar histórico e sistema numérico do Egito e desenvolver situação – problema 4.
* Explicar histórico e sistema numérico romano e desenvolver situação – problema 5.
2º dia:
* Vídeo: A História dos números (https://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA)
* Explicar histórico do sistema numérico que utilizamos e desenvolver situações problemas 6 e 7.
* Apresentar o ábaco e desenvolver atividade 5.
* Preencher cheque.
* Tarefa de casa: Situação – problema 8.
Por: ANELIZE SEVERO SCHERER
Nenhum comentário:
Postar um comentário